23ª Olimpíada de Xadrez por Correspondência – Convocados

Portugal vai participar na 23ª Olimpíada de Xadrez por Correspondência, organizada pela Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF). A competição vai começar no dia 22 de janeiro de 2024 e vai contar com a participação de mais de 30 países.

A Associação Portuguesa de Xadrez por Correspondência (APXC.pt) anunciou os 6 jogadores que vão representar Portugal nesta prestigiada competição:

  1. GM Horácio Neto – 2539
  2. MI Edgar Pereira – 2431
  3. CCM Diogo Valente – 2389
  4. CCM Luís Cadillon – 2385
  5. CCM José Azevedo – 2376
  6. CCM José Gomes – 2327

Estes 6 jogadores vão formar a equipa portuguesa que vai disputar a fase preliminar da Olimpíada.

A APXC.pt manifesta a sua confiança nos jogadores selecionados e deseja-lhes boa sorte para a competição. A APXC.pt aproveita também para agradecer à ICCF pelo convite para participar na Olimpíada e pelo apoio prestado ao desenvolvimento do xadrez por correspondência em Portugal.

Se quiser saber mais sobre o xadrez por correspondência em Portugal, visite o site da APXC.pt . Se quiser saber mais sobre a Olimpíada de Xadrez por Correspondência, visite o site da ICCF .

: https://www.apxc.pt/
: https://www.iccf.com/message?message=1646

O Xadrez está de luto!

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Jorge Araújo, um dos maiores nomes do xadrez por correspondência em Portugal. Jorge Araújo foi um jogador e um apaixonado pelo xadrez, que dedicou grande parte da sua vida a esta modalidade.

Jorge Araújo foi também o fundador e o proprietário da Campo das Letras, uma editora que se destacou pela publicação de livros de xadrez, entre outros temas. Foi um dos responsáveis pela revista Peão Distante, uma referência na divulgação do xadrez por correspondência em Portugal e no estrangeiro, que contou com a colaboração de vários mestres e especialistas.

Neste momento de dor e de luto, queremos expressar as nossas mais sinceras condolências à família de Jorge Araújo, em especial à sua viúva Matilde Bento, e a todos os seus amigos e companheiros de xadrez. Jorge Araújo deixou um legado inestimável para o xadrez por correspondência em Portugal e no mundo, que jamais será esquecido.

ICCF Dobri Semov Memorial

A CCA da Bulgária tem o prazer de apresentar um novo torneio para os jogadores da ICCF com Elo entre 2300 e 2399.

O Memorial Dobri Semov para jogadores com Elo entre 2300 e 2399 é aberto a todos os jogadores das federações que fazem parte da ICCF e aos jogadores de países que não têm uma federação própria, desde que tenham Elo entre 2300 e 2399.

O torneio será organizado pelo TD Matjaz Pirs e pelo IA Simeon Vinchev no Grupo Elo entre 2300 e 2399, usando o sistema SILLI com 10, 12 ou 14 partidas, dependendo do número de inscritos.

Todas as inscrições devem ser feitas pelo servidor – não podem ser enviadas por e-mail! Só serão aceites uma inscrição por jogador. Os jogadores podem se inscrever pelo sistema de Inscrição Direta da ICCF ou podem ser inscritos no servidor como Entradas das Federações Nacionais!

As inscrições devem ser feitas pelo servidor na seção “Novos eventos-Bulgária”. A taxa de inscrição é de 7,50 euros.

O prazo para a inscrição direta é até o dia 30 de novembro de 2023 ou para as inscrições das federações nacionais é até o dia 20 de novembro de 2023.

Regras

  • O torneio começará no dia 10 de dezembro de 2023.
  • Não há data de encerramento.
  • O controlo do tempo padrão da ICCF é de 10 lances em 50 dias, com duplicação após 20 dias.
  • Cada jogador tem direito a 45 dias de férias por ano.
  • Não há férias especiais neste evento.
  • Podem ser inseridos lances condicionais.
  • Este torneio permite reclamações baseadas na tabela de sete peças.
  • O evento será classificado e, se os critérios forem cumpridos, será possível obter as normas de título da ICCF.

Prémios

Serão emitidos certificados eletrónicos para os 15 primeiros classificados. O primeiro colocado receberá uma taça e os três primeiros classificados receberão medalhas. (desde que tenham obtido mais de 50% dos pontos possíveis).

Para mais detalhes por favor contacte o Matjaz Pirs (schachschule_pirs@gmx.de)

O Xadrez está de luto!

A Associação Portuguesa de Xadrez por Correspondência manifesta o seu pesar pelo falecimento de Amadeu Solha Santos, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Xadrez.

Neste momento doloroso, a APXC apresenta as mais sinceras e sentidas condolências à família por quem ficará para sempre na nossa memória pela forma intensa com que sempre viveu e pertenceu ao xadrez.

A APXC

Mensagem do Presidente da APXC.pt

Caros e Caras xadrezistas,

Foi com espírito de missão e compromisso que aceitei encabeçar a lista da Direção da APXC.

Sou o rosto de uma equipa de gente de todas as idades e com várias experiências, mas que pretende dar uma nova dinâmica ao xadrez postal nacional.

Temos a perfeita noção de que o xadrez postal desenvolveu caraterísticas com o uso do software, que afastaram jogadores da modalidade. Não vale a pena esconder a cabeça na areia.

Por isso pusemos mão à obra e já lançamos a XX Taça de Portugal com o ritmo mais alto que os regulamentos permitem, 30 dias para 10 lances e lançaremos ainda um torneio de rápidas, porque entendemos que ritmos mais rápidos podem levar ao erro. Ninguém fica contente com uma tabela cheia de empates.

Com estas medidas pretendemos atrair regressos à modalidade, bem como jogadores OTB que poderão constatar os inúmeros benefícios da modalidade para o jogo no tabuleiro. Pretendemos ainda voltar a ter senhoras no xadrez postal, tal como houve no passado, criando condições para que retornem ou que se inscrevam pela primeira vez.

Temos um novo site, com mais funcionalidades e informação disponível. 

Teremos mais projetos que queremos pôr em prática, mas serão anunciados a seu tempo.

Votos de boas partidas!!

AMICI SUMUS

Sérgio Martins

XX Taça de Portugal

Estão abertas as inscrições para a XX Taça de Portugal!

Inscrições via email (apxc@apxc.pt).
Custo: 5€
Ritmo de 30 dias para cada 10 lances.

Prazo para inscrições termina a 25 de Agosto de 2023.



Assembleia Geral – Convocatória

Nos termos do número 1 do artigo 14º dos Estatutos desta Associação, convoco a Assembleia Geral para uma reunião ordinária, que decorrerá na plataforma Zoom, que funciona via internet, no próximo dia 31 de Outubro , pelas 21h 00m, com a seguinte com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto um: Apreciação, discussão e votação dos Relatórios de Atividades e Contas relativo aos anos de 2019 e 2020.

Ponto dois – Outros assuntos de interesse relevante para a APXC.

Nos termos do número 3 do artigo 16º dos Estatutos, se, à hora marcada para a reunião, não estiverem presentes mais de metade dos sócios, considera-se convocada nova reunião para meia hora mais tarde, podendo neste caso a assembleia deliberar pela maioria simples dos sócios presentes.

Os Relatórios de Atividades e Contas supramencionados estarão disponíveis para consulta dos interessados no sítio da APXC.

O link para entrar na reunião Zoom: 

https://us02web.zoom.us/j/82971066201?pwd=ZUt4a2VMTXRxNld6RlRhOU56dm9Sdz09

ID da reunião: 829 7106 6201Senha de Acesso: será fornecida no dia da reunião

Lisboa,14 de outubrode 2021,

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Horácio Cláudio de Campos Neto