II Memorial António Moura

A APXC tem o prazer de anunciar o arranque no passado dia 02/06/2025 da 2ª edição do Memorial António Moura. Esta data tem um especial significado, dado que é o aniversário do António Moura.

O torneio é designado por «II Memorial António Moura», de categoria 10, e inclui 17 jogadores.

Destaque para os jogadores portugueses que estão competir neste torneio e para os quais desejamos os melhores resultados:

  • José Gomes
  • José Azevedo
  • Luis Grego
  • Francisco Pessoa
  • Horácio Neto
  • Diogo Bobone

Link para o torneio: https://www.iccf.com/event?id=109825

De referir que este torneio está a ser transmitido live no site do Lichess neste link: https://lichess.org/broadcast/ii-memorial-antonio-moura/part-1/k8hhD94x

Mensagem do Presidente a propósito deste prestigiado torneio, que muito honra a APXC:

No dia 2 de junho, iniciamos o II Torneio Memorial António Moura (POR) e Cat. 10, e foi, também, a data de nascimento de António Moura, conceituado xadrezista do Sporting Clube de Portugal, falecido em 2018. Foi uma figura do xadrez nacional e ocupou diversos cargos no xadrez nacional português, exercendo funções de presidente do conselho fiscal da Federação Portuguesa de Xadrez. Exerceu também os cargos de presidente da Associação Portuguesa de Xadrez por Correspondência e membro da Associação Académica de Coimbra, da Associação Académica da Amadora e do Sporting Clube de Portugal.

A sua ligação ao xadrez por correspondência – na altura, ainda praticado por correio tradicional – remonta também ao início da década de 1980, e prolongar-se-ia até ao fim da sua vida com a sua participação em competições e seleções nacionais. Em 2012, foi coroado com o título de Campeão Nacional de Correspondência, conquistado no XII Campeonato Nacional da especialidade. Foi também Mestre Internacional Sénior, o segundo título mais alto na hierarquia da ICCF, o órgão que rege a modalidade a nível mundial. Já detinha duas das três normas exigidas para a obtenção do mais alto título, o de Grande Mestre da ICCF. Além disso, esteve também envolvido na criação e nos primeiros passos da organização dedicada à modalidade em Portugal – então denominada Comissão Nacional de Xadrez por Correspondência, que funcionava sob a tutela da Federação Portuguesa de Xadrez e que deu lugar, em 2010, à Associação Portuguesa de Xadrez por Correspondência, de cuja Direção foi membro até à sua morte. Representou-nos diversas vezes em Congressos da ICCF, o que o tornou conhecido e popular na comunidade internacional de xadrez à distância.
Que o espírito desportivo e defensivo do xadrez por correspondência de António Moura o inspire.

Boas partidas a todos!